terça-feira, 12 de maio de 2009

O futuro do Folclore

Heis um exemplo de como se pode inovar a representação do folclore sem por sinal ter de o desvirtuar.

O costume das pessoas passa por acelerar o ritmo, bater com o pé e colorir os trajes com mentiras tingidas. Este vídeo prova que a qualidade, o acréscimo da atracção e sobretudo o espírito do folclore aumenta APENAS com a qualidade de representação e não por invenções que denigrem as nossas maiores virtudes.

Heis o futuro do folclore. Um espetaculo de exibição superior capaz de o levar além do palco da aldeia e de se fazer valer nos mais nobres palcos do país.

Parabéns aos que nos brindaram com esta exibição.

3 comentários:

  1. Pois, la esta...muito bem.

    Esta iniciativa e bastante interessante...

    Existem ja, mais exemplos deste tipo de colaboraçoes e tentativas de dar uma nova roupagem a REPRESENTAÇAO folclorica, sem desvirtuar as suas raizes...

    Lembro-me, por exemplo dos "GALANDUM GALUNDAINA" com os "Pauliteiros de Miranda do Douro", etc...

    E o Folclore Galego esta cheio destes bons exemlos...

    ResponderEliminar
  2. Teremos que ter consciência de que o folclore dançado nos terreiros, nas eiras ou noutros locais terá, igualmente, que deter condições para ser exibido com a qualidade que merece.
    A actuação de qualquer grupo etnográfico deve, pois, primar, pela criação prévia de condições.
    Quantas vezes se improvisam palcos sem condições? Depois, tudo isso, associado a maus repertórios vem o resto...
    Cada vez mais, há que assentar nas verdadeiras raízes o nosso folclore mas também, noutros ambientes mais ecléticos,conquistar novos públicos.

    ResponderEliminar
  3. Exactamente...

    Se por um lado e importante continuar a existir folclore VIVIDO, que continue junto do POVO a servir a sua funçao, nao e menos importante a existencia destes espectaculos.


    Espectaculos de REPRESENTAÇAO FOLCLORICA, que mantenham a genuinidade, NAO DESVIRTUEM aquilo que efectivamente o folclore e/foi...e ao mesmo tempo espectaculos BEM PENSADOS, que tenham capacidades de subir aos grandes palcos de TEATROS, COLISEUS, CASAS DA MUSICA; etc...mostrar a qualidade daquilo que os nosso antepassados criaram...

    ResponderEliminar